Iniciativa Pluriverso
Esta iniciativa é transversal às ações e projetos que desenvolvemos no LAH. Ela conta com a colaboração de diferentes convidados e uma ideia: a criação de narrativas diversas e abrangentes sobre o passado arqueológico-histórico, seja ele próximo ou distante. Seu objetivo é servir de veículo para vivências, percepções e análises que possam, de algum modo, contribuir para a criação de narrativas plurais sobre o passado a partir da materialidade.
Nesta inciativa, ninguém é jovem demais para ensinar ou velho demais para aprender. Ela tem apreço pelas diferentes formas de saberes e é aberta a variados tipos de interesses, vozes e olhares, perseguindo, com isso, uma construção pluriversal do conhecimento. Ela tem respeito pelo indivíduo, pelo meio ambiente e pelo mundo. Incorpora locuções múltiplas e o sonho de uma construção não-sectária do conhecimento científico. Ela reconhece a importância do perspectivismo ontológico, assim como a diversidade étnica, cultural e social que existe na sociedade brasileira. Por essa razão, respeita escolhas acadêmicas livres.
Entende que experiências são formadas por enredamentos heterogêneos entre pessoas e coisas, de onde podem emergir tensionamentos, mas também formas de cooperação e solidariedade. Desse modo, enxerga a materialidade como parte integrante das interações com o mundo e tudo aquilo que delas resulta.