Pesquisadora do LAH participa de pesquisas em Portugal sobre escravizados

A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia (PPGArq) do Museu Nacional, UFRJ, e integrante do LAH, Anna Flora Moni, está participando de escavações arqueológicas em São Romão do Sado, Alcácer do Sal, Portugal, desenvolvidas no âmbito do projeto “Ecologias da Liberdade”, sob a direção dos arqueólogos Rui Gomes Coelho e Sara Teixeira Simões. O local onde estão sendo feitas as pesquisas situa-se no terreno de uma casa tradicional alentejana (monte). Sabe-se que nesta localidade formou-se uma comunidade de origem africana a partir dos séculos XV e XVI para trabalhar nos campos. Essas pessoas escravizadas possuíram um papel importante na introdução do cultivo de arroz na região, atividade que continua a ser ai praticada até os dias atuais. A participação da pesquisadora tornou-se possível por meio de uma cooperação entre o PPGArq e as instituições que realizam essa investigação: as universidades Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (UNIARQ), Portugal, e Durham University, Reino Unido. Os trabalhos foram iniciados no dia 1° de agosto e se estenderão ao longo desse mês.

Para saber mais, confira o Instagram do projeto “Ecologias da liberdade”: @ecofreedom_ e sua página do Facebook: https://www.facebook.com/ecologiesoffreedom

Nas fototografias: casa grande e casa dos trabalhadores do sítio de São Romão do Sado,  e Anna Flora Moni (ao centro), acompanhada dos coordenadores do projeto, professores Rui Gomes Coelho e Sara Teixeira Simões.