Escavações arqueológicas no sítio histórico Fazenda São Sebastião

Em novembro de 2022 foi concluída a primeira etapa de escavação arqueológica no sítio histórico Fazenda São Sebastião, localizado às margens do Rio Jequiá, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro. As atividades de investigação direcionadas a essa unidade rural do século XIX são parte do projeto de doutorado intitulado “Fluxos de mercadoria e práticas de consumo na Fazenda São Sebastião – Rio de Janeiro, século XIX” de Luan Ouverney (Programa de Pós-Graduação e Arqueologia - PPGArq, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Após três meses de escavações foram encontrados materiais arqueológicos associados ao cotidiano da fazenda. Ao todo, foram investigadas duas áreas adjacentes à sede, uma a Oeste e outra a Leste do prédio principal. Nelas foram encontradas faianças finas e portuguesas com formas de pratos, tigelas e pires; cerâmicas vidradas; diversos objetos de metal, tais como corrente, pá, enxada, centenas de cravos e pregos, alça de balde, cápsulas de projéteis, alfinetes e pregas de roupa; garrafas de vidro e partes de taças e copos; ossos de animais marinhos e terrestres; botões em osso e madre pérola; cachimbos; porcelanas e materiais construtivos, tais como telhas capa e canal, planas, tijolos, reboco e adobe;

Os trabalhos de campo contaram com a presença de pesquisadores convidados do Museu Nacional (PPGArq/ UFRJ) e graduandos em arqueologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), os quais fizeram a disciplina Prática de Campo II, resultado de uma ação colaborativa entre o PPGArq do Museu Nacional e o Departamento de Arqueologia da UERJ.

Com o término desta etapa, o material passará pelo processo de curadoria para posteriormente ser analisado. Dentre outros objetivos, a investigação deste sítio tem como proposta compreender as dinâmicas de fluxos de mercadoria integradas à Ilha do Governador, focando nos modos pelos quais a oferta de produtos interagiu com a aquisição e consumo de itens na Fazenda São Sebastião.

Este projeto, desenvolvido no âmbito da pesquisa de doutorado, é parte também do Projeto Ilha do Governador, coordenado pelos professores Marcos André Torres de Souza e Angela Buarque.