Retomada das escavações arqueológicas no sítio Aldeia Tupi da Estação Rádio da Marinha

Foi concluída no último mês de agosto mais uma etapa de campo do Projeto Ilha do Governador. Os trabalhos, coordenados pelo prof. Marcos André Torres de Souza, se concentraram na escavação do sítio Aldeia Tupi da Estação Rádio da Marinha, retomando as atividades que haviam sido interrompidas em função da pandemia de COVID-19. Além da escavação, as atividades incluíram dois mini-workshops sobre levantamento topográfico e coleta palinológica.

Conforme vêm sugerindo as pesquisas em documentos históricos, esse sítio, que se localiza na parte sudeste da Ilha do Governador (RJ), foi uma pequena unidade rural ocupada durante a primeira metade do século XVII. Durante a pesquisa de campo foi identificado um trecho de alicerce que pode ter estado ligado ao edifício-sede, evidências de uma pequena área associada à atividade de ferreiro e artefatos correlacionados aos seus ocupantes, destacadamente cerâmicas.

Os trabalhos de campo contaram com a participação de pesquisadores convidados, estudantes do curso de graduação em arqueologia da UERJ e mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia (PPGArq) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Museu Nacional.

A investigação desse sítio objetiva a construção de narrativas ligadas aos indígenas e africanos que viveram no Rio de Janeiro no período colonial, com foco nas experiências de longa-duração.

31